segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Confissões de um má cozinheira


Não tenho jeito para cozinhar. É uma realidade. Já me disseram que é porque vivo sozinha, e não tenho que me preocupar com o facto de outros terem de comer.

Então, mas se vivo sozinha, era suposto ter aprendido a cozinhar para sobreviver! Nem assim…e continuo ‘vivinha da silva!’
Não se pense, no entanto, que sou uma autêntica nulidade.
O trivial ainda faço, tipo estrelar ovos, fazer arroz, cozer massa, fazer uns bifes, uma sopa, mas nada de muito complexo. Nesse aspecto, temo ser um caso perdido…
Não me lembro, na infância, de ter tido curiosidade em ir para a cozinha ver a minha avó preparar refeições, ou alguma vez ter-me dado gozo em ajudar a fazer um bolo (a não ser que me deixassem comer a massa crua!) Não gosto de tachos, rolos da massa, espátulas e demais utensílios de culinária.
Marinar, refogar, demolhar, desfiar, untar, bater claras em castelo, deixar em banho maria, etc, são termos conhecidos teoricamente, mas autênticos pesadelos quando os tenho que transformar em algo comestível. E não foi por falta de tentativas!

Já experimentei algumas receitas consideradas de preparação fácil e acessível, mas se implica muitos ingredientes, é o caos! No outro dia, alguém dizia que “cozinhar era a melhor forma de descontrair”. Credo! A mim, provoca stress, impaciência, ansiedade e o resultado acaba quase sempre em algo demasiado salgado, pouco apresentável, ou queimado, o que me enerva ainda mais, porque lavar louça assim é duplamente trabalhoso!
Conclusão: ainda vou fazer um esforço e se calhar, inscrever-me num qualquer curso básico de culinária, mais que não seja para aprender a cozinhar bem meia dúzia de pratos e impressionar os amigos e família.
Ainda assim, adoro comer (este é o verdadeiro paradoxo!), e prometo a quem se aventurar a ir comer a minha casa, que não passa fome. Se trouxerem algum petisco, também ajuda!

4 comentários:

Freckles disse...

Precisamente, a pessoa quando vai a tua casa não passa fome...se levar morfes. Caso contrário, 'toma lá uma côdeazita de pão seco ou o resto de um pacote de bolachas de água e sal e um chazito e já gozas'. lol
De facto, tens muitos fortes e a culinária não é um deles amiga, para já! Podes vir fazer umas visitas mais frequentes ao 'ninho amarelo' e eu dou-te umas dicas para começares a mexer com a tacharia;)
Beijos doces (de algum preparado já pronto claro!)

PS - Vocês não se esqueçam que a Sofia é aquela pessoa que fez uma queimadura enorme na mão...tcharam....a cozer um ovo!!! ahahahahaha

June disse...

Podes não te entender com pratos e panelas, mas que és uma óptima "cozinheira" de amizades, és!!!
:D

Pi disse...

Tudo bem... Já percebi que não vais "prender" o homem dos teus sonhos pelo estômago... mas não te preocupes tens qualidades muito mais importantes enquanto mulher e ser humano: Sensível, inteligente, sincera, espontânea, amiga, etc., e tens um sentido de humor fora do normal. Basta que eles estajam atentos para perceber a pérola que és.
Beijocas

Ana disse...

O meu jeito para a tacharia e afins é igual ao teu! :)
Podemos sempre combinar o nosso jantar num restaurante não vão os ovos ganhar vida e queimar-nos as mãos, às duas!
Eheheh!
Beijos e saudades tuas!
Love u so much,
Aninhas